quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Ser mãe não é fácil


Já aqui confessei muitas vezes que não sou uma mãe perfeita, nem nunca pretendi ser. Ontem quando a MC me ligou a chorar, perguntei-me se não estaria a colocar a fasquia demasiado alta? A MC não teve umas notas brilhantes no 1º período, ela mudou de escola, teve muitos problemas que enfrentou de uma forma madura {facto que me encheu de orgulho}, tudo contou para os resultados. Há um outro facto que tanto eu como a pediatra dela tivemos sempre em conta: a alteração do bio ritmo dela. A MC toda a vida teve aulas de manhã, este ano tem de tarde. Tudo isto mexe, tudo isto tem que mexer com ela.
No início do 2º período tive uma conversa com ela, expliquei-lhe que conhecia as capacidades dela e tracei-lhe objectivos. Tem trabalhado é um facto, mas ontem, o primeiro resultado foi um 58% e ela não soube lidar com a frustração e passou-se. Faço-me muitas perguntas, mas vou fazendo o caminho. Também já pedi ajuda para me ajudarem a pensar. Quando não sabemos o que fazer devemos perguntar a quem sabe. Isto de ser mãe é quase como tactear no escuro para encontrar um caminho. Antes de tudo, expliquei-lhe que tem que saber lidar com a frustração de ter estudado muito e mesmo assim não ter tido o resultado que achava que ia ter, ou que considerava merecer pelo esforço. Isto é a vida, a vida é feita destas coisas. Uma hora depois da choradeira e da frustação, ligou para dizer que tinha tido 90% a Geografia. E isto também é a vida.